Conheça a produção de Shiney Bit O Ebony que está em processo de doma

Ao todo, são cinco animais, sendo quatro fêmeas e um macho, todos Potro do Futuro 2022, que estão nas mãos do treinador Ricardo Martins e que, em questão de pouco tempo de trabalho, já destacaram a genética consagrada do pai

Domar um cavalo é uma verdade arte e, por isso, exige muito conhecimento por parte do treinador. Mas quando se tem em mãos animais que veem de uma linhagem de campeões, o trabalho, certamente, flui com mais facilidade. Como é o caso da produção de Shiney Bit O Ebony – um dos principais garanhões do Haras Império – que está em processo de doma com o treinador Ricardo Martins, mais conhecido como Cacá. Ao todo, são cinco animais, sendo um macho e quatro fêmeas.

De acordo com Cacá, em questão de pouco tempo e trabalho, os animais já destacaram a genética campeã do pai. Nascidos em 2018, portanto, Potro do Futuro 2022, são todos animais mansos, dóceis e habilidosos. “Afinal, a genética não tem nem o que questionar. Além disso, as mães são ótimas”.

Como é o caso do potro castanho BET GUN SHINEY CF30 (Shiney Bit O Ebony x Dolls Got Guns). Ainda conforme o treinador, o animal é muito habilidoso e de ótima morfologia. “Certamente, esse vai para a modalidade de Rédeas. Não temos dúvidas disso”, garante Cacá.

Fêmeas produção Shiney Bit O Ebony

Já entre as fêmeas há duas de pelagem rosilho em processo de doma. Uma delas é BIT PEP LENA CF30 (Shiney Bit O Ebony x Pepy Lena Dual CGV). “Muito ligeira e dócil mesmo. Sua mãe foi domada por mim, era uma craque”. A outra é BIT METALIC POP CF30 (Shiney Bit O Ebony x Metallic Pop). “É a potra mais nova. Mansa demais, sua mãe foi 3º lugar no Derby Laço Pé Aberto com Chifrinho. Portanto, de ótima genética”.

Outra potra que está sendo domada pelo treinador é a de pelagem zaino BEL METALIC BIT CF30 (Shiney Bit O Ebony x Metallic Luiza). “Ótima morfologia, muito dócil e habilidosa. Sem falar na cor, que agrega muito”, acrescenta Cacá. Por fim, há também a potra castanho BIT METALLICA CF30 (Shiney Bit O Ebony x Maddy Metallica). “Essa potra é muito forte, de uma morfologia muito boa”, destaca o treinador.

Apesar de serem muito novas, Cacá cita que as quatro fêmeas da produção de Shiney Bit O Ebony já demonstraram uma forte aptidão para brilharem, no futuro, na modalidade de Laço em Dupla Técnico.

Importância de uma boa doma

O processo de doma se inicia quando o animal completa 2 anos e dura cerca de 10 meses, explica o treinador. Depois deste período, os animais são encaminhados para os treinadores específicos de cada modalidade, isso de acordo com a aptidão que melhorem demonstrarem neste processo. Por conta isso, o trabalho de Cacá é tão importante.

“Eu faço a doma, o início de tudo. Esses animais ficam comigo até que ficarem prontos para serem colocados na modalidade que o criador/proprietário desejar. É muito importante um bom começo para os animais lá na frente andarem mais rápido. Para que o treinamento seja mais rápido com os profissionais de cada modalidade”, explica.

Cacá conta ainda que, hoje em dia, poucos profissionais querem domar cavalos por se tratar de um processo mais demorado. “É mais delicado, enrolado. Precisa ter cautela para não deixar sequela. Assim, os grandes treinadores de várias modalidades já preferem pegar o animal pronto, ou seja domado, para eles conseguirem colocá-los na modalidade mais rápido”, finaliza o treinador do Haras Império.

Site: www.harasimperioqm.com.br | Instagram: @harasimperio | Facebook: @harasimperioms

Comentários